Servidores da ativa da carreira de auditoria de atividades urbanas estiveram, entre estas segunda (11) e quarta (13), na sede da Secretaria DF Legal, para receberem a nova identidade funcional. Além dos auditores da própria pasta, foram agraciados aqueles que trabalham no Instituto Brasília Ambiental, na Vigilância Sanitária (Visa), na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e na Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
Para o mutirão de entrega, foi montada uma estrutura no auditório da DF Legal. Dos cerca de 760 servidores esperados, 439 foram buscar o documento. Os auditores que não conseguiram fazer a retirada podem comparecer à Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) da DF Legal, no SIA Trecho 03, Lotes 1545/1555, entre segunda e sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Quem já recebeu a identidade destacou a satisfação com o documento. “Me sinto mais valorizado com a nova carteira de identificação porque nela, além de constar os meus dados pessoais e função, consta, também, o meu tipo sanguíneo”, afirmou Wilson Arcanjo, auditor há 30 anos.
Sandro Roberto de Farias, da Coordenação de Habite-se e Acessibilidade da DF Legal, salienta a segurança que a nova cédula traz. “A nova identidade é importante porque, além de moderna, traz atualizações em relação à carteira anterior. Com ela, terei acesso a todo tipo de obras e edificações em geral. E vou fazer isso com muito mais segurança”.
O servidor Mário Feliciano de Souza Filho, da Subsecretaria de Fiscalização de Resíduos Sólidos, lembra a importância de a população também poder reconhecer o servidor. “A identificação é superimportante, quando solicitada. O colete, acompanhado da nova carteira de identidade funcional, protege o servidor público e dá ao cidadão mais segurança na hora da abordagem. Estou feliz por isso”.
Opinião semelhante tem Manoel Diógenes Lima da Silva, auditor da Vigilância Sanitária. “A nova carteira de identidade funcional traz tranquilidade tanto para o auditor fiscal quanto para o cidadão comum, alvo de fiscalização porque, em caso de dúvida, basta que ele acesse o QR Code para atestar a veracidade da mesma. Isso inibirá a ação de golpistas que, porventura, queiram se passar por um servidor público”.
O documento tem fé pública em todo o território nacional conforme o Decreto nº 43.810, de 5 de outubro de 2022. Nesse primeiro momento, somente os auditores da ativa foram autorizados a receber as carteiras de identidade funcional e, em um segundo momento, em data a ser marcada, será a vez dos servidores aposentados.
*Com informações da DF Legal