A magia do teatro de fantoches vai encantar alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Em sua terceira edição, o projeto O Mamulengo na Educação Patrimonial visitará a Escola Parque 313/314 Sul, na segunda-feira (17), e a Escola Classe Córrego Barreiro do Gama, na terça (18). Com o espetáculo-aula A Arte Secreta do Mamulengo, a garotada poderá conhecer mais sobre esse patrimônio cultural brasileiro.
O teatro será apresentado pelo grupo Mamulengo Presepada, com a participação dos músicos brincantes Daniel Carvalho, Layza Almeida e Pedro Tupã. Adaptada à realidade de cada público, a encenação cria um espaço de diálogo com alunos e professores, abordando temas afins ao conteúdo didático escolar.
“É um espetáculo que fala sobre a nossa cultura, nossa identidade”, comenta o idealizador do projeto, Chico Simões. “São bonecos que representam um tempo e um espaço diferentes daqueles vividos pelo público. Mas são pais, mães, filhos… Personagens universais, que dialogam com o presente e com a nossa brasilidade”, completa.
Além de apresentar o mamulengo aos alunos, Chico espera que as crianças aprendam a brincar com os fantoches. “É uma forma de brincadeira que pode ser aprendida, como corda, amarelinha, roda”, ressalta. “A gente mostra como colocar a mão no boneco, como emprestar a voz para ele. Só assim essa cultura, nascida há muitos anos no interior do Nordeste, continuará viva”.
O Mamulengo na Educação Patrimonial é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal. A primeira edição foi realizada em 2019, com visitas a escolas públicas, bibliotecas e espaços culturais de Taguatinga, Samambaia, Varjão e Asa Norte. A segunda edição veio no formato online, em 2021, devido à pandemia de covid-19.
Nome dado ao teatro de bonecos no Brasil, o mamulengo nasceu no interior da região Nordeste. E, em 2015, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Programação
A Arte Secreta do Mamulengo
– 17/7 (segunda), às 9h30 – Escola Parque 313/314 Sul
– 18/7 (terça), às 9h – Escola Classe Córrego Barreiro do Gama
Informações: (61) 99362-0322.
Fonte: Agência Brasília