A partir desta quinta-feira (24), o Museu de Arte de Brasília (MAB) oferece uma série de eventos gratuitos para toda a família, entre eles, oficinas especiais, visitas mediadas e um encontro com professores da rede pública. A iniciativa faz parte da programação do evento MAB Arte e Memória – Celebrando o Patrimônio Histórico e da exposição Salvador Aversa: Um Olhar do Colecionador.
Em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado no último dia 17, o programa MAB Educativo faz um tributo à identidade cultural e à importância de valorização do patrimônio brasileiro e conduzirá o público a um mergulho cultural que homenageia e promove a preservação do patrimônio histórico da cidade.
“É uma programação para fechar o mês. A data será celebrada no encontro mensal com os professores e o foco será a educação patrimonial. Nesta edição, três profissionais do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) apresentaram o tema aos professores, abordando os patrimônios material ou imaterial”, explica a coordenadora pedagógica do MAB Educativo, Luênia Guedes.
O intuito da ação é oferecer aos professores ferramentas pedagógicas, como jogos e oficinas. Com isso, os professores podem levar à sala de aula técnicas com os objetivos de despertar nas crianças o senso de pertencimento dos espaços e locais públicos e explicar a importância do cuidado e da preservação, sejam eles de espaço tombados pelo Iphan, sejam os locais na comunidade que são reconhecidos como patrimônio.
Exposição Salvador Aversa
Encerra-se também neste fim de semana a exposição Salvador Aversa: Um Olhar do Colecionador. A mostra reúne cerca de 60 obras do colecionador que leva o visitante a percorrer o caminho das artes plásticas brasileiras do século XX, sob o olhar de alguém que conviveu com artistas como Athos Bulcão e Burle Marx. A exposição tem curadoria de Antônio Aversa, neto do colecionador.
“Essa é uma oportunidade de os visitantes conhecerem obras que são icônicas, importantes para a arte brasileira. A exposição reúne obras de Tarsila do Amaral até Di Cavalcante”, destaca Guedes.
Oficinas
No sábado (26), a programação inclui oficinas para todas as idades, desde Criando a Cidade e os Monumentos (para bebês) até Pintura Geométrica em Tecido (para maiores de 60 anos). No domingo (27), às 10h30, a experiência é concluída com uma visita patrimonial e com a oficina O Olhar de um Colecionador, que possibilitará aos participantes explorar a mostra. Há 10 vagas para a atividade.
“Queremos que as pessoas entendam que o MAB é um espaço de vivência, troca e convivência à beira dos pilotis que possibilita às famílias se reunirem ou fazerem piquenique”, completa Luênia Guedes.
Programação
⇒ Quinta-feira (24) – Encontro com professores
18h – Mediação com Professores com o Jogo Pistas do Patrimônio
19h – Palestra Educação Patrimonial na Escola – Iphan
⇒ Sábado (26)
10h30 – Oficina Criando Cidade e os Monumentos (18 meses a 3 anos)
11h15 – Oficina de Pequenas Arquiteturas (a partir de 4 anos)
14h – Visita mediada à exposição Salvador Aversa: Um Olhar do Colecionador (livre)
15h – Oficina Contos de Memórias (a partir de 8 anos)
16h30 – Oficina 60+ Pintura Geométrica em tecido (maiores de 60 anos)
⇒ Domingo (27)
10h30 – Oficina O Olhar de um Colecionador – curadoria em maquete (a partir de 8 anos)
15h – Visita Patrimonial e Jogo Pistas do Patrimônio (livre)
16h – Oficina de Mapa Afetivo (a partir de 8 anos)
Serviço
MAB Arte e Memória – Celebrando o Patrimônio Histórico
Local: Museu de Arte de Brasília (SHTN, trecho 1, Projeto Orla, polo 3, lote 5)
Data: 24, 26 e 27 de agosto de 2023
Entrada: gratuita
Não é necessária inscrição prévia para participar das atividades
Fonte: Agência Brasília