Desta segunda-feira (29) a 3 de dezembro, a Secretaria de Saúde (SES) promove a Semana Distrital de Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação antecede a campanha Dezembro Vermelho, criada para destacar a importância da prevenção contra HIV/Aids.
Apesar dos avanços, a doença ainda constitui grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, razão pela qual as autoridades de saúde propõem intensificar as ações de prevenção em toda a população sexualmente ativa.
“O Sistema Único de Saúde oferece insumos de prevenção e diagnóstico em todas as unidades de saúde, além do tratamento e exames para o monitoramento da evolução da doença”, explica a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz. Ela lembra que há várias medidas preventivas disponíveis, como preservativos penianos e vaginais, gel lubrificante, medicamentos profiláticos pré e pós-exposição, testagem rápida, autoteste para HIV e tratamento precoce. Também está disponível o tratamento para outras ISTs que são porta de entrada para o vírus, como a sífilis.
Unidades básicas de saúde
Além dos preservativos, as unidades básicas de saúde (UBSs) promovem outras ações. “Nas UBSs são realizados aconselhamentos pré e pós-testagem para HIV, bem como o teste rápido para HIV”, explica o coordenador da Atenção Primária, José Eudes Barroso. “Também são ofertadas atividades de educação em saúde para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis [ISTs], entre elas o HIV, tanto nas unidades básicas de saúde como nas escolas que fazem parte do território das equipes de Estratégia de Saúde da Família [ESF]”.
A campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo sensibilizar a população sobre como prevenir a infecção pelo vírus HIV, fazer o teste para detecção da doença e realizar o tratamento caso o resultado do exame seja positivo. O tratamento está disponível em 11 pontos no DF (veja arte acima).
Acesse o Portal Info Saúde-DF e consulte a relação de todas as unidades básicas de saúde do Distrito Federal.
Para informações sobre o cenário epidemiológico de HIV/Aids no DF, acesse a página da campanha Dezembro Vermelho.
*Com informações da Secretaria de Saúde