Com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), a capital do país vai sediar a etapa regional das Paralimpíadas Escolares. A cerimônia de abertura está marcada para esta quarta-feira (30), às 17h, no Colégio Marista da 615 Sul. O objetivo do evento é fomentar a inclusão e o progresso dos jovens atletas com deficiência, reunindo a participação de 900 competidores. Os jogos vão ocorrer nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.
O secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, destaca a importância do evento para a promoção da igualdade e da superação por meio do esporte. “Este é um evento marcado pela inclusão fomentado pelo desenvolvimento esportivo como oportunidade para que jovens atletas com deficiência mostrem seu potencial e dedicação no cenário esportivo”, destaca.
“A competição serve também como plataforma para identificar talentos que possam representar o Brasil nas futuras edições das Paralimpíadas”, complementa o secretário.
A edição terá disputa em três modalidades esportivas. As competições de atletismo e bocha vão ocorrer no Centro Integrado de Educação Física na 907 Sul, já as de natação serão no Clube do Exército, no Setor Militar Urbano. Os jogos são voltados para atletas em idade escolar, matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas.
A competição servirá como etapa classificatória para os jovens atletas que almejam competir no cenário nacional das Paralimpíadas Escolares, agendadas para novembro deste ano. O encerramento das Paralimpíadas, no dia 1º de setembro, será realizado no Centro Integrado de Educação Física (Cief), às 17h.
*Com informações da SEL-DF