Mais de 70 mil têm deficiência e sofrem com acessibilidade no DF

O Distrito Federal tem 70.556 habitantes com alguma dificuldade de locomoção. O número corresponde a 2,4% da população da capital do país, segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O estudante Jean Mendonça dos Santos, 24 anos, é um deles. Cadeirante, o morador de Ceilândia divide a rotina entre consultas, passeios no parque, curso de computação gráfica e uma das maiores paixões dele: acompanhar jogos do Flamengo.

Porém, para realizar as atividades, ele precisa fazer adaptações, devido às dificuldades motoras. Jean tem uma malformação conhecida como mielomeningocele — que provoca espinha bífida — e perdeu os movimentos da perna quando criança. Agora, luta por mais acessibilidade nos transportes públicos da cidade.

“O nome da síndrome é tão difícil que eu não consigo nem falar, só sei que tenho. O importante é que levo minha vida como uma pessoa normal e passo por cima de todas as minhas barreiras. Não vejo nada como problema e tento achar solução para tudo”, comentou Jean.

A condição é apenas uma das características de Jean, que preza pela independência e tenta fazer a maior parte das atividades diárias sozinho. Ele usa transporte por aplicativo para ir ao hospital e, depois das consultas, sempre passeia pelo Parque da Cidade para tomar água de coco.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe:
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *