O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) autorizou novo concurso para procurador da República. A previsão é ofertar 20 vagas em edital e reforçar a atuação em áreas estratégicas do MPF. A decisão foi aprovada durante sessão extraordinária realizada nessa sexta-feira (26/8).
A resolução que regulamenta o 30° concurso deverá ser publicada nos próximos dias. A expectativa é que a primeira fase do processo seletivo seja realizada ainda em 2022.
Em comparação com as regras do último certame, as principais novidades dizem respeito à previsão de cotas étnico-raciais e às condições especiais de realização da prova para gestantes, lactantes e pessoas obesas.
Confira 10 dicas de preparação para provas de concursos
Além da destinação de 10% das vagas para pessoas com deficiência, haverá a reserva de 20% para candidatos autodeclarados negros e de 5% para autodeclarados indígenas.
A quantidade de aprovados nas etapas do concurso acompanhará a proporcionalidade das cotas e dos demais candidatos aprovados. Na primeira fase, por exemplo, serão classificados as 195 pessoas com as maiores notas.
Além deles, serão aprovados 30 concurseiros com deficiência, 60 autodeclarados negros ou pardos e 15 autodeclarados indígenas, ainda que não estejam entre as maiores notas.
Fonte: Metrópoles