Os alunos da Escola Sud Mennucci, em Piracicaba, no estado de São Paulo, abriram uma cápsula do tempo fechada há cem anos.
Mais de 600 alunos puderam ver o que foi colocado numa caixa de cobre em 1922 pelos estudantes da instituição nesse ano. A ideia de guardar um objeto numa parede no interior do colégio durante um século surgiu 25 anos depois de a escola ter sido fundada, relata o site de notícias G1.
“Houve responsáveis por entrevistas com ex-alunos, ex-diretores, ex-professores. Houve pessoas fazendo a maquete da cápsula, realizando um concurso, o logo e muitas atividades de exposição de fotos, de revisão, de conhecimento mesmo sobre a escola, sobre a história da escola. E a questionar o que aconteceu em 1922”, conta a diretora da Sud Mennucci, Márcia Vieira.
Os especialistas de um museu da cidade começaram a preparação da abertura da cápsula dois dias antes dos alunos, sendo que foram necessárias mais de três horas para quebrar a barreira de oito centímetros de tijolos para retirá-la no compartimento onde se encontrava.
Na época em que se fechou o objeto, o mercado do café no Brasil estava em crise e as artes passavam por um período revolucionário, onde se questionavam conceitos e lançavam-se novos nomes artísticos.