A Defensoria Pública da União (DPU) promoverá um mutirão para prestar atendimento gratuito à população do Distrito Federal neste sábado (27/8). A ação, voltada às demandas federais cíveis e previdenciárias, vai ocorrer das 14h às 18h no posto do Na Hora, na Rodoviária do Plano Piloto.
No mutirão, serão atendidos cidadãos cuja renda familiar não ultrapasse R$ 2 mil e que estejam com problemas envolvendo benefícios previdenciários ou assistenciais indevidamente negados ou suspensos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), como Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) à pessoa com deficiência e à pessoa idosa, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
Também serão atendidas outras questões, desde que sejam relacionadas à União, autarquias e demais órgãos públicos federais, como Caixa Econômica Federal (CEF), Financiamento Estudantil (Fies), entre outros. Serão distribuídas 100 fichas de atendimento.
Os interessados devem comparecer ao local, na data e nos horários indicados, portando documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de renda e de residência) e e todos aqueles ligados ao caso que deseja solucionar (negativas do INSS, relatórios e prontuários médicos etc.).
Capacitação
A DPU, além de realizar o atendimento à população do Distrito Federal, vai promover a capacitação dos novos defensores públicos federais, que tomaram posse na quarta-feira (17/8) no auditório do Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios.
Esse é o segundo mutirão de atendimento à população e de capacitação de novos defensores públicos federais, que será na Rodoviária do Plano Piloto, somente neste ano.
“A promoção da capacitação para as defensoras e para os defensores públicos federais recém-empossados é extremamente necessária para que eles já tenham contato com o público alvo da Defensoria Pública da União e possam ir se ambientando com o atendimento à população”, destacou o defensor público federal e secretário de Assistência Jurídica da DPU, Murillo Martins.
No sábado, o grupo de trabalho será composto pelos 22 defensores públicos federais recém-empossados, responsáveis pelos atendimentos, além de defensores públicos federais coordenadores e equipes de apoio.
Fonte: Metrópoles